Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética é a alteração da retina provocado pelo Diabetes, doença sistêmica que cursa com altos níveis de glicose (´´açúcar´´) no sangue. O paciente com Diabetes mal controlado sofre lesões primeiramente nos olhos e rins, órgãos que possuem vasos sanguíneos muito finos e que sofrem machucados, causando problemas na distribuição de sangue nesses órgãos. Com a evolução do Diabetes, pode haver acometimento do coração, pés, entre outros. As consequências nos olhos são problemas na retina, que geralmente só apresentam sintoma de embaçamento visual em estágios avançados, com risco de cegueira.

Atualmente não existe cura para a Retinopatia Diabética. Porém, o tratamento está indicado para melhorar a visão em alguns pacientes, e em outros casos, quando não é possível reverter o quadro e melhorar a visão, o tratamento é para evitar que a doença piore e a visão fique ainda mais comprometida. O tratamento indicado depende da gravidade de cada caso, podendo ser realizado Laser, Injeção intraocular de medicação ou cirurgia.

O mais importante, ainda que o tratamento oftalmológico seja realizado corretamente, é a consulta regular com o médico clínico ou endocrinologista, que indica e acompanha o tratamento do Diabetes (dieta, prática de exercícios físicos e uso de remédios/insulina).