Olho Seco

É o quadro de lubrificação inadequada/insuficiente da superfície ocular, seja por diminuição da quantidade de lágrima ou por instabilidade do filme lacrimal (lágrima de qualidade ruim). Estudos apontam que até 40% da população apresentam sinais e sintomas de ressecamento ocular: Ardência, vermelhidão, coceira, sensação de areia nos olhos, sensibilidade à luz (fotofobia), embaçamento visual (que melhora ao piscar), desconforto ocular em ambientes com ar condicionado, durante o uso prolongado de celular, computador, tablet, livros, etc. Uma queixa interessante do paciente com olho seco pode ser o lacrimejamento em resposta á irritação ocular provocada pela instabilidade do filme lacrimal ( a lágrima evapora mais rápido que o normal). Essa instabilidade está relacionada a alteração na qualidade da lágrima, e não na sua quantidade.

Vários são os fatores relacionados ao olho seco

- Meio ambiente ( ar condicionado, baixa umidade do ar, poluição, vento, tempo quente,..)
- Alimentação inadequada ( ingestão aumentada de gorduras )
- Condições de saúde ( Artrite reumatóide, Alergias, Parkinson, Lupus,..)
- Uso de medicamentos ( antidepressivos, tranquilizantes, anti-hipertensivos, antialérgicos, descongestionantes, .. )
- Envelhecimento ( a queda dos hormônios masculinos e, principalmente, femininos promovem uma diminuição na produção de lágrima.)

O diagnóstico é feito no consultório oftalmológico, com o auxílio de colírios especiais ( Fluoresceína, Rosa Bengala, Lisamina verde ) e teste específicos ( Teste de Schirmer ).

Uma medida eficiente e simples para os usuários de computador evitarem os sintomas de ressecamento ocular é piscar os olhos com maior frequência.

O tratamento do olho seco varia de acordo com a causa e a gravidade do quadro. O mais comum é o uso de colírio lubrificante (lágrima artificial). Para casos mais graves, existem as opções de colírios especiais, plugs de silicone (que dificulta a drenagem da lágrima pelo canal lacrimal) e cirurgias.

 

foto de carteira de habilitação
     
 
Filiações
 
Contato
R. Constante Ramos, 44 Sala 708 - Copacabana, RJ
E-mail: comercial@clinicadeolhosdecopacabana.com.br
Tels: (21) 2236-0078 / 2236-6129 / 3439-2174