Estrabismo

O estrabismo é o desalinhamento dos olhos. O desvio ocular pode ocorrer tanto em crianças quanto em adultos, e pode acontecer de modo permanente ou aparecer em determinadas situações. É capaz de interferir na acuidade visual e na visão tridimensional (estereopsia). Alguns pacientes, geralmente adultos e crianças a partir de 7 anos de idade, inclinam ou giram a cabeça de maneira viciosa para evitar a visão dupla (diplopia) e enxergar melhor.

Alguns pais têm a idéia errada de que o Estrabismo é algo natural e sem riscos para a visão criança, podendo ser corrigido com o tempo. Errado! O estrabismo necessita de tratamento precoce. Pois, a manifestação do estrabismo nos primeiros anos de vida interfere no desenvolvimento da visão binocular e  da visão tridimensional (estereopsia).

A avaliação oftalmológica do paciente deve ser completa, com o objetivo de investigar e afastar causas secundárias de estrabismo ( catarata, doenças da retina, graus altos de óculos, tumores, etc ).

O tratamento do estrabismo tem como objetivos:

- Evitar/Tratar a Ambliopia: conhecida como olho preguiçoso, é o desenvolvimento incompleto da visão em um ou ambos os olhos. O tratamento da Ambliopia provocada por estrabismo é restrito a crianças com até 07 anos de idade. Se houver indicação, primeiramente é prescrito óculos. Além disso, é realizado a Oclusão (´´Tampão´´) de um dos olhos, geralmente o olho que enxerga melhor, com o intuito de estimular o olho ´´preguiçoso´´ (não ocluído) a desenvolver a visão. O esquema de Oclusão (olho a ser ocluído, número de horas e dias) é muito específico e varia para cada paciente. É um tratamento difícil de ser realizado, tanto para o paciente quanto para os pais, e seu sucesso depende inteiramente de colaboração, dedicação e entendimento.

- Alinhamento dos Olhos: Conseguido através de uso de óculos am alguns casos, outros torna-se necessário a realização de cirurgia, na qual os músculos são reposicionados de acordo com cada caso.

Importante reforçar o conceito de que a cirurgia de estrabismo não trata a Ambliopia (´´olho preguiçoso´´), apenas tem o objetivo de diminuir o desalinhamento dos olhos, podendo ser realizada em qualquer fase da vida, mas não antes do tratamento da ambliopia.

foto de carteira de habilitação
     
 
Filiações
 
Contato
R. Constante Ramos, 44 Sala 708 - Copacabana, RJ
E-mail: comercial@clinicadeolhosdecopacabana.com.br
Tels: (21) 2236-0078 / 2236-6129 / 3439-2174