Transplante de Córnea

A córnea é a camada mais superficial do olho. É transparente e arredondada. Para melhor entendimento, comparando o olho a um relógio, a córnea é o vidro transparente do relógio.

O transplante de córnea está indicado em doenças da córnea que provocam a perda de sua transparência ( opacidades corneanas ) ou que alteram significativamente a sua curvatura, não sendo possível outros tratamentos (lente de contato, anel estromal, etc). São exemplos de indicação de Transplante de Córnea:

- Ceratocone
- Leucoma ( cicatriz branca na córnea)
- Degeneração Marginal Pelúcida
- Úlcera de córnea grave (cicatrizada ou na eminência de perfuração)

A cirurgia é muito delicada e complexa. A córnea doente do paciente (chamada de córnea receptora) é retirada e a córnea doadora (saudável e transparente) é transplantada no paciente. Existe a possibilidade, se houver indicação, de realizar procedimentos associados ao transplante de córnea, como a cirurgia de catarata, glaucoma, retina e vítreo.

Os diferentes tipos de Transplantes de Córnea tem suas indicações de acordo com cada paciente :

- Transplante Penetrante: Troca toda a córnea (espessura total).
- Transplante Lamelar Anterior (DALK): Troca apenas as camadas anterior e média da córnea, preservando a camada posterior (membrana de descemet e endotélio) original do paciente. É uma cirurgia mais segura (menor risco de complicações), possui menor  risco de rejeição e maior durabilidade da córnea transplantada.
- Transplante Lamelar Posterior/Endotelial (DSAEK e DMEK): Troca apenas a camada posterior da córnea (membrana de descemet e/ou endotélio), mantendo as camadas média e anterior original do paciente. É uma cirurgia mais segura (menor risco de complicações), com menor  necessidade de pontos e recuperação mais rápida.

O transplante de córnea realizado com o Laser Femtosegundo permite um corte perfeito na córnea do paciente e na córnea doadora, o que permite o encaixe perfeito entre as suas partes, garantindo uma melhor cicatrização, rápida recuperação do paciente e melhor resultado visual.