Conjutivite

É a inflamação da conjuntiva, uma fina membrana transparente que recobre a parte branca (esclera) do olho. A conjuntivite mais comum é a Viral, causada pelo vírus semelhante ao da gripe (Adenovírus).

A transmissão não ocorre através do ar, mas sim pelo contato com objetos ou pessoas contaminadas pelo vírus. Por isso, é importante evitar esse contato com pessoas e objetos de uso comum na primeira semana dos sintomas, a fim de evitar a disseminação do vírus causador da conjuntivite. Aos usuários de lentes de contato, aconselhamos interromper seu uso durante o período dos sintomas.

Os sintomas são: olho vermelho, lacrimejamento, fotofobia (sensibilidade à luz), sensação de corpo estranho (´´sensação de areia´´),  secreção e inchaço das pálpebras.

A conjuntivite viral tem uma duração autolimitada, em torno de 3 semanas. Não possui tratamento específico para combater o vírus, mas sim para melhorar os sintomas. É indicado compressa fria com água mineral (ou filtrada) e uso de colírio lubrificante (lágrima artificial), prescrito pelo médico oftalmologista.

Poucos casos evoluem com complicações, as aquais geram dor intensa nos olhos, embaçamento visual ou secreção ocular exagerada. É sempre aconselhável uma consulta oftalmológica em casos de suspeita de conjuntivite, a fim de diagnosticar o problema, receitar o tratamento adequado e prevenir possíveis complicações.