Ceratocone

Tipo de alteração na córnea (Ectasia) que provoca o seu afinamento central (ou paracentral inferior) e abaulamento anterior, na forma de cone. Geralmente, o quadro é progressivo e acomete os 2 olhos, porém de modo assimétrico (um dos olhos é mais comprometido que o outro).

Seu aparecimento é mais comum na adolescência, entre 13 e 18 anos de idade, evolui por 6 a 8 anos e tende permanecer estável. O acometimento entre pessoas da mesma família (história familiar presente em 8% dos casos) sugere herança familiar. Está associada à Alergia ocular, Síndrome de Down, Osteogênese imperfecta, entre outros.

O tratamento do ceratocone visa corrigir o grau de Astigmatismo irregular, provocado pela alterações geradas na córnea. Nos casos iniciais, o uso de óculos pode proporcionar boa visão aos pacientes. Porém, quando o quadro se torna moderado/avançado as opções de tratamento são:

- Lentes de Contato Rígidas : Permite a correção do astigmatismo irregular e proporciona melhora importante da qualidade de visão. É uma alternativa para melhorar a visão do paciente, mesmo após o implante de anel estromal ou transplante de córnea. Seu uso não impede a evolução do ceratocone.

- Anel estromal: Tem a função de diminuir a curvatura e o formato de cone da superfície corneana, para obter sucesso e conforto na adaptação de lente de contato. Embora não seja o objetivo principal, o anel pode proporcionar uma melhor visão sem óculos e sem lentes de contato.

- Transplante de Córnea: Indicado quando não é possível a adaptação de lentes de contato ou o implante de anel estromal, ou quando há opacidade corneana (geralmente por consequência de Hidrópsia aguda). Atualmente, existem modernas técnicas de transplante de córnea, que diminuem os riscos de complicações durante a cirurgia e no pós-operatório.

- Crosslinking do Colágeno Corneano: Permite diminuir, ou até mesmo parar a progressão do ceratocone, ao tornar mais rígida a estrutura da córnea.

Saiba mais sobre cada cirurgia para o tratamento de ceratocone no tópico CIRURGIAà CIRURGIA DE CÓRNEA

 

foto de carteira de habilitação
     
 
Filiações
 
Contato
R. Constante Ramos, 44 Sala 708 - Copacabana, RJ
E-mail: comercial@clinicadeolhosdecopacabana.com.br
Tels: (21) 2236-0078 / 2236-6129 / 3439-2174