Catarata

Apesar de ser muito popular, ainda persistem muitas idéias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la. A Catarata é a perda de transparência (opacificação) da lente natural e transparente que temos dentro dos olhos, chamada cristalino. Essa opacificação dificulta a entrada de luz no olho e prejudica a visão.

O desenvolvimento da catarata é normal com o processo de envelhecimento, geralmente a partir de 50 anos de idade. Ocorre de modo lento e progressivo. No entanto, a catarata também pode se desenvolver a partir de traumatismo ocular, de alguma doença sistêmica, uso inadequado de medicações (corticóides, por exemplo) ou da exposição prolongada à luz solar. Ainda existe a catarata congênita, que acomete os bebês antes mesmo de nascerem, sendo causada por doenças durante a gravidez ( Rubéola, Sífilis, Toxoplasmose, ..)

Os principais sintomas são visão embaçada, cores desbotadas, sem brilho, percepção de halos claros ao olhar para a luz e percepção de uma núvem entre os olhos e a imagem. Ao perceber algum desses sintomas, é necessário consultar o oftalmologista, que realizará uma série de exames para identificar se o motivo é catarata. Doenças oculares como o Glaucoma, Retinopatia diabética e DMRI  podem interferir na visão do paciente que também possui catarata e, após a cirurgia, podem limitar a melhora da visão do paciente.

Não existem medicamentos (comprimidos ou colírios) e vitaminas para tratar ou evitar seu desenvolvimento. O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias do paciente. Na cirurgia, o cristalino opaco é removido e, em seu lugar, é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares, inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para longe e para perto. O oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para cada paciente, considerando suas características e necessidades.

Apesar de ser extremamente sofisticada e requerer grande habilidade do oftalmologista cirurgião, a cirurgia de catarata é  bastante segura e rápida. O paciente, na maioria dos casos, recebe alta hospitalar algumas horas após ser operado.

Saiba mais sobre a cirurgia e os tipos de lentes intraoculares no tópico CIRURGIA à CIRURGIA DE CATARATA.