Cirurgias de Catarata

A cirurgia mais moderna e sofisticada para o tratamento da catarata é a Facoemulsificação, técnica que utiliza ultrassom para fragmentar o cristalino e retirá-lo através de incisão muito pequena, geralmente sem a necessidade de dar pontos. A cirurgia é realizada com anestesia local (colírios) e dura em torno de 15 a 20 minutos. A alta hospitalar acontece poucas horas após o término do procedimento.

Ao final da cirurgia, após ser removida a catarata (lente natural opacificada), é realizado o implante da lente intraocular artificial dobrável, através da pequena incisão. Geralmente, as lentes intraoculares nunca precisam ser trocadas.

Existem diversos tipos de lentes intraoculares:

Lente Convencional: Diminui a necessidade de óculos para a visão de longe, mantém a dependência de óculos para a visão de perto.

Lente Tórica: Proporciona a correção do grau de Astigmatismo.

Lente Multifocal: Diminui a necessidade de óculos para a visão de longe e perto, simultaneamente. Porém, pode gerar alguns sintomas visuais indesejáveis, como halos, brilhos e período de adaptação prolongado. É muito importante uma avaliação oftalmológica pré-operatória rigorosa, devendo o paciente expor todas as suas expectativas e o oftalmologista esclarecer os objetivos, os resultados e as limitações do implante da lente intraocular multifocal.

Lente Tórica Multifocal: Simultaneamente, corrige o grau de Astigmatismo e também diminui a necessidade de óculos para a visão de longe e de perto.

No pós-operatório da cirurgia de Catarata, é prescrito colírios para diminuir a inflamação e diminuir a chance de infecção ocular. O paciente deve seguir todas as orientações médicas para recuperar-se bem.